![]() |
1816 - 1900 |
"...Nessas palavras de Jesus, há uma fonte de profunda sabedoria. Merecem toda a nossa atenção, tanto mais porque ficaram registradas exclusivamente no evangelho de marcos. Vejamos o que elas contêm.
"O sábado foi estabelecido por causa do homem." Deus estabeleceu o dia de descanso em favor de Adão, no paraíso; e renovou-o para Israel, no monte Sinai. O dia de descanso foi estabelecido em favor de toda a humanidade, não somente para os israelitas, mas antes, para toda a descendência de Adão. Foi estabelecido tendo em vista o benefício e a felicidade do homem. Visava o bem de seu corpo, de sua mente e de sua alma. Foi dado ao homem como uma benção e uma graça, não como um fardo. Assim foi sua instituição original.
Porém, o homem não foi criado "por causa do sábado". A observância do dia do Senhor nunca teve a finalidade de ser imposta como algo injurioso à saúde do homem; nunca foi instituída para interferir nas necessidades humanas. O mandamento original: "Lembra-te do dia de sábado, para o santificar" (Ex 20:8), não tinha o intuito de ser interpretado como prejudicial ao corpo do homem, ou como empecilho aos atos de misericórdia em favor do próximo. Esse era o ponto crucial que os fariseus tinham esquecido ou sepultado debaixo de suas tradições.
Em tudo isso, nada existe que apoie a precipitada afirmação de alguns, que nosso Senhor anulou o quarto mandamento. Pelo contrário, Jesus falou manifestadamente sobre o dia do descanso como um privilégio e uma dádiva, e regulamentou a extensão de sua observância. Cristo mostrou que obras necessárias e de misericórdias podem ser realizadas no dia do Senhor; mas não proferiu uma única palavra que justificasse a noção de que os crentes não precisam lembrar-se do dia de descanso, "do dia de sábado, para o santificar".
Sejamos zelosos em nossa própria conduta, quanto à observância do dia de descanso. Há bem pouco perigo de que ele esteja sendo observado muito estritamente em nossos dias. Há um perigo muito maior de que o dia do Senhor esteja sendo profanado e esquecido completamente."...
J. C. Ryle - Meditações no Evangelho de Marcos, Editora Fiel - p. 29
ES VERO! ES TODA LA VERDAD
Muito boa a reflexão.
Por mais que tentem justificar o fato de não guarda o quarto mandamento, não tem pra onde correr.
O Senhor nos deu o Sábado porque Ele nos ama e temos que se alegrar nesse dia e comemorar a criação do mundo.
Esquecendo dos demais compromisso e adorar a Deus!
Não consigo entender o significado em guardar o dia de sábado. Li mas não assimilei a questão.
Oi Teka! O sábado é o selo de Deus, dia de guarda, para despojarmos de nos mesmos e contemplar os as obras do Senhor e nos doarmos para o próximo, cultuarmos mais especialmente o Senhor.Esta estabelecido no 4 mandamento da lei mosaica, Exodus 20 .
A igreja romana , católica por interesses políticos resolveu alterar e se dia,e profanou o sábado! Porém o Senhor se agrada de quem o obedece, afinal Ele é Pai! Leia o pentateuco, primeiros livros da bíblia e entenderá melhor. Espero ter ajudado !