segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Sobre a salmodia exclusiva - Henry Cooke

0 comentários
1788 - 1868

"...Tenho, muito alegremente, cumprido a solicitação de escrever um prefácio de uma reedição, na Irlanda, de um tratado americano acerca da Salmodia Cristã no culto público – em parte por causa do talento demonstrado na obra – e em parte, por um detalhe de minha própria experiência, por poder acrescentar um humilde testemunho acerca de um grande princípio. 

Minha primeira recordação de uma salmodia pública e familiar é aquele uso da versão inglesa dos Salmos Bíblicos, autorizado pela Igreja Reformada da Escócia. Em nossas Igrejas Presbiterianas, até onde meu conhecimento se estende, outras são desconhecidas. Quando entrei para o ministério, em 1807, a coleção escocesa de Paráfrases e Hinos veio a ser de uso parcial; e influenciado pelo sentimento em seu favor, eu fui gradualmente levado a adotá-los. O principio do seu uso, uma vez adotado, abriu caminho para os outros de uma forma ilimitada; pois se estas paráfrases e hinos são bons para a adoração pública, segue-se que outros podem ser bons também, ou melhores. Deste modo, numa certa época do meu ministério, eu dediquei tanto o tempo quanto o esforço para selecionar, por todas as fontes acessíveis, um volume adicional, com um ensaio, incorporando uma defesa do seu uso privado e público. Eu preciso apenas acrescentar que eu acreditava que meus argumentos – em parte originais e em parte derivados – eram incontestáveis.

E agora detalharei, de maneira mais breve possível, as circunstâncias que primeiramente me levaram a duvidar, e, finalmente, rejeitar minhas conclusões anteriores. 

Depois de ter sido nomeado para uma curta viagem missionária, eu saí de casa com boa saúde, mas fiquei repentinamente doente, e, durante um mês, fiquei impedido de voltar; e foi quando ‘noites cansativas foram apontadas para mim e sacudidas de lá e para cá até o raiar do dia’ que, na frequente solidão, fui jogado, quase que inteiramente em minhas remotas lembranças. Mas com aquela faculdade que Deus me dotou, e os salmos executados na época da escola, e as paráfrases e hinos de anos mais maduros, geraram temas de prontas meditações. E foi então, que, inesperadamente, contudo irresistivelmente, foi estampado sobre mim, pela experiência e pelo sentimento, que os mais celebrados hinos de homens não inspirados eram, como os amigos de Jó, “consoladores miseráveis” quando comparados com a experiência de Cristo, naqueles dias de humilhação cujo Livro do Salmos é a verdadeira figura profética.

Agora, enquanto eu não estabeleço minhas próprias convicções como uma regra ou medida para a consciência dos outros, não posso deixar de ter pena daqueles que podem encontrar, como eles afirmam, tão pouco de Cristo na inspirada salmodia da Bíblia, e que eles precisam buscar e empregar uma salmodia não inspirada para expô-lo mais completamente. Nosso Senhor encontrou a Si mesmo nos Salmos (Lucas 24:44,45) – e assim abriu o entendimento dos seus discípulos para que eles pudessem entender as Escrituras. Certamente o que era a mais clara luz para os olhos deles, deve ser para os nossos. E, verdadeiramente, eu acredito, há uma visão de Cristo – e não é a menos importante para o crente atribulado e cansado – que pode ser descoberta no Livro dos Salmos. Eu me refiro a sua vida interior. Nenhuma testemunha ocular do homem externo – ainda que um inspirado evangelista – pôde penetrar o coração. Mas o Espírito que “penetra as profundezas de Deus”, tem, nos salmos, deixado aberto os mais íntimos pensamentos, tristezas e conflitos de nosso Senhor. Os Evangelistas fiel e inteligentemente retrataram o Homem impecável; apenas os salmos deixaram aberto o coração do “Homens de dores”. As mais piedosas produções de homens não inspirados são riachos rasos, enquanto os Salmos são um oceano insondável e sem limites. 

Concluindo, peço para gravar duas coisas que confirmaram minha decisão em favor da salmodia exclusiva na adoração pública. Primeiro, os Salmos Bíblicos foram inspirados pelo Espírito Santo (2Tm 3:16; 1Pe 1:21), e não há erros em usá-los. Segundo, ainda que em uma poesia sagrada e não inspirada eu descobri muitas belezas e outras excelências, eu nunca descobri nenhuma compilação, da qual, eu pude afirmar que estava livre de erros doutrinários sérios. Eu percebo que este, especialmente, é o caso com não poucas Paráfrases e Hinos autorizados pela Igreja da Escócia. Se um erro doutrinário é, sempre, perigoso, quanto mais quando é estereotipado nas devoções do santuário!  "...


Leave a Reply

Apresentação do 'Prática da Piedade'

O testemunho da Escritura é de que a Piedade é proveitosa para todas as coisas, residindo nela a promessa da vida que é, e da vida que há de vir [cf. 1 Timóteo 4:7,8].

E o que é Piedade?
É a qualidade de uma determinada prática de vida relacionada a Santidade pessoal, contrária às paixões carnais e mundanismo [Tito 2:11-13; 2 Pedro 3:10-12]. A palavra no original Grego do Novo Testamento, traz consigo o significado de uma ordeira e boa resposta do coração em reverência ao Senhor Deus. Uma outra forma de definir Piedade é descrevê-la como uma atitude pessoal para com o Senhor Deus, na forma de uma vida cujo objetivo é honrá-lO e agradá-lO.

A Piedade é proveitosa para a vida agora, conduzindo-nos em Cristo para toda a paz para com Deus, que nEle se pode receber; regozijo no Senhor, em nosso espírito, com todo prazer e alegria em Deus, nosso bom Pai e Salvador; contentamento para com os atos da Providência do Senhor. A Piedade não nos conduzirá a prosperidade, boa reputação, amigos, saúde ou tranquilidade - nada disto é prometido para o Piedoso; mas, quão maior é a felicidade de sabermos que o Piedoso será ouvido pelo Senhor em suas orações, e terá alegria nEle desde agora e para sempre! Na Piedade há promessa e esperança, de Cristo, em quem se esconde a vida do Crente, de estar unido com Cristo agora e por toda eternidade.

Nas palavras de Thomas Watson, "Como a jóia está para o anel, assim a Piedade está para a alma, ornando-a aos olhos de Deus. A Razão nos faz humanos; a Piedade nos faz anjos sobre a Terra; pela Piedade nós 'tomamos parte da natureza Divina' [2 Pedro 1:4]. A Piedade é mui próxima da glória: é 'glória e virtude' [2 Pedro 1:3]. A Piedade é a Glória em forma de semente; e a Glória é a Piedade em flor."

Assim, cremos, está mais do que justificado nosso desejo e obra em dedicar este Blog a tudo o que for útil e exemplar para nos exortar e dirigir na Prática da Piedade. Oh, Senhor, ajuda-nos, sustenta-nos, guia-nos e frutifica este trabalho!

Teologia e Pregação Reformada Experimental

O que é Teologia e Pregação Reformada Experimental? Muitas vezes chamado de Calvinismo Experimental ou Calvinismo Experiencial, se refere a uma tal forma de religião, construída sobre a Escritura Somente, fundamentada em Cristo Jesus, na qual, buscando-se incessantemente a Glória de Deus em todas as coisas, se testa ou prova, se exercita no conhecimento prático de toda Doutrina Bíblica. Entendemos que há uma vital relação entre a Teologia Prática e a Piedade; como a Escritura diz, é desejável e há regozijo e benção no exercício do Conhecimento da Verdade que é segundo a Piedade [Tito 1:1].

Tópicos

 
A Prática da Piedade © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

You can add link or short description here