terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A meditação sobre morte deve nos aproximar de Deus - David Brainerd

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1718 – 1747

"...Caríssimo senhor,

Como é surpreendente que os vivos, que sabem que devem morrer, apesar disso “adiem o dia mau,” em tempos de saúde e prosperidade, e vivam a uma distância tão terrível da familiaridade com o túmulo, e as grandes preocupações além dele! E, em especial, poderia com justiça nos encher de surpresa saber que alguém cuja mente foi divinamente iluminada, para contemplar as coisas importantes da eternidade como elas são, digo, que esses vivam dessa maneira. Entretanto, senhor, como é frequente essa situação! Como são raros os exemplos dos que vivem e agem dia após dia como se estivessem às vésperas da eternidade; lutando para preencher seus momentos remanescentes no serviço e honra do grande Mestre! Nós insensivelmente desperdiçamos tempo, enquanto pensamos tê-lo em abundância; e estamos tão estranhamente distraídos, a ponto de, em grande medida, perdemos a noção da santidade e das qualificações necessárias para nos preparar para sermos habitantes do paraíso celestial. Mas, ó caro senhor, um leito de morte, se desfrutarmos claramente da razão, dará outra visão das coisas. Tenho estado, por mais de três semanas, prostrado sob o maior grau de fraqueza; esperando, na maior parte do tempo, nas horas e nos dias, entrar no mundo eterno. Às vezes, tenho ido tão longe a ponto de ficar sem palavras por diversas horas. Ah! Nestas ocasiões, como me parece ser vasta a importância que tem a vida espiritual santa! Tenho desejado chamar todos os meus amigos para persuadi-los a viver para Deus, especialmente todos os que estão designados ou já atuantes no serviço do santuário. Ó, caro senhor, não pense que seja suficiente viver no nível dos cristãos comuns."...

David Brainerd - Works of Jonathan Edwards, Volume Two (LETTER IX.) - Carta de David Brainerd a um jovem candidato ao ministério.

Tradução - Tiago cunha

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Apresentação do 'Prática da Piedade'

O testemunho da Escritura é de que a Piedade é proveitosa para todas as coisas, residindo nela a promessa da vida que é, e da vida que há de vir [cf. 1 Timóteo 4:7,8].

E o que é Piedade?
É a qualidade de uma determinada prática de vida relacionada a Santidade pessoal, contrária às paixões carnais e mundanismo [Tito 2:11-13; 2 Pedro 3:10-12]. A palavra no original Grego do Novo Testamento, traz consigo o significado de uma ordeira e boa resposta do coração em reverência ao Senhor Deus. Uma outra forma de definir Piedade é descrevê-la como uma atitude pessoal para com o Senhor Deus, na forma de uma vida cujo objetivo é honrá-lO e agradá-lO.

A Piedade é proveitosa para a vida agora, conduzindo-nos em Cristo para toda a paz para com Deus, que nEle se pode receber; regozijo no Senhor, em nosso espírito, com todo prazer e alegria em Deus, nosso bom Pai e Salvador; contentamento para com os atos da Providência do Senhor. A Piedade não nos conduzirá a prosperidade, boa reputação, amigos, saúde ou tranquilidade - nada disto é prometido para o Piedoso; mas, quão maior é a felicidade de sabermos que o Piedoso será ouvido pelo Senhor em suas orações, e terá alegria nEle desde agora e para sempre! Na Piedade há promessa e esperança, de Cristo, em quem se esconde a vida do Crente, de estar unido com Cristo agora e por toda eternidade.

Nas palavras de Thomas Watson, "Como a jóia está para o anel, assim a Piedade está para a alma, ornando-a aos olhos de Deus. A Razão nos faz humanos; a Piedade nos faz anjos sobre a Terra; pela Piedade nós 'tomamos parte da natureza Divina' [2 Pedro 1:4]. A Piedade é mui próxima da glória: é 'glória e virtude' [2 Pedro 1:3]. A Piedade é a Glória em forma de semente; e a Glória é a Piedade em flor."

Assim, cremos, está mais do que justificado nosso desejo e obra em dedicar este Blog a tudo o que for útil e exemplar para nos exortar e dirigir na Prática da Piedade. Oh, Senhor, ajuda-nos, sustenta-nos, guia-nos e frutifica este trabalho!

Teologia e Pregação Reformada Experimental

O que é Teologia e Pregação Reformada Experimental? Muitas vezes chamado de Calvinismo Experimental ou Calvinismo Experiencial, se refere a uma tal forma de religião, construída sobre a Escritura Somente, fundamentada em Cristo Jesus, na qual, buscando-se incessantemente a Glória de Deus em todas as coisas, se testa ou prova, se exercita no conhecimento prático de toda Doutrina Bíblica. Entendemos que há uma vital relação entre a Teologia Prática e a Piedade; como a Escritura diz, é desejável e há regozijo e benção no exercício do Conhecimento da Verdade que é segundo a Piedade [Tito 1:1].

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